Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas, Arquivo Público e Ordem dos Freis Franciscanos assinam Acordo de Cooperação Técnica

10 de abril de 2024
Compartilhar

A parceria tem como objetivo preservar arquivos históricos do estado do Amazonas

Foto: Luiz Felipe / Sead Amazonas

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), e Arquivo Público do Estado do Amazonas (Apeam), assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Vice Província dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima (VIPROCAR), na Catedral de São Sebastião.

O acordo não envolve nenhum tipo de transferência de recursos ou ônus financeiros. Visa, essencialmente, a conservação de materiais históricos pertencentes à Igreja de São Sebastião, em ações de intercâmbio, aplicação e desenvolvimento tecnológico da gestão de documentos e informações que integram o acervo dos Frades Capuchinhos, priorizando a preservação de informações históricas.

O acordo também contempla suporte e treinamento em técnicas de restauração, leitura paleográfica e conservação dos documentos que integram a comunidade.

Foto: Luiz Felipe / Sead Amazonas

Para o titular da Sead, Fabrício Barbosa, cooperações como esta são benéficas a toda população. “A parceria é de extrema importância para a preservação dos arquivos históricos do nosso Estado. Futuramente, toda a documentação resguardada estará disponível para consultas e pesquisas, facilitando o acesso às informações para estudiosos e para a sociedade como um todo”, pontuou o secretário Fabrício.

Segundo o frei Raul Falcon, responsável pela organização do museu dos Freis Capuchinhos e dos arquivos abrigados, a parceria preserva uma parte significativa da história manauara ocorrida nos séculos 19 e 20. “Desde a chegada dos frades missionários capuchinhos em terras amazônicas, tivemos grandes contribuições históricas no interior e na cidade de Manaus. A importância destes documentos abrange não somente o trabalho missionário, mas o apoio às pesquisas históricas sobre a cidade de Manaus”, disse.

Foto: Luiz Felipe / Sead Amazonas

De acordo com Marcelo Araújo, chefe do Apeam, vinculado à Sead, já há um vasto acervo de registros históricos fotográficos e literários desde a chegada dos primeiros frades Capuchinhos no Amazonas no século 18. “O Arquivo Público tem um papel ímpar na manutenção e propagação desses fatos históricos. Com a preservação e acesso a estas fontes, reforçamos o compromisso do Arquivo Público com a identidade e os costumes do povo da nossa região, além de incentivar a produção de pesquisas acadêmicas e outras publicações”, destacou o chefe Marcelo.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

FCecon realiza quase meio milhão de exames laboratoriais de janeiro a agosto de 2025

28 de agosto de 2025
Amazonas

Mutirão da Cidadania: Em três dias, mais de 4 mil pessoas foram atendidas para a emissão da Carteira de Identidade Nacional

28 de agosto de 2025
Amazonas

Polícia Civil reforça efetivo para atuar durante o Festival de Ciranda de Manacapuru

28 de agosto de 2025
Amazonas

Experiência de Telessaúde do Amazonas é apresentada pela SES-AM durante Assembleia do Conass

28 de agosto de 2025
Amazonas

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

27 de agosto de 2025
Amazonas

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

27 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital