Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

RDS Mamirauá aprova novo Plano de Gestão com participação comunitária

27 de março de 2025
Compartilhar

Revisão do plano objetiva manter a eficácia da Unidade de Conservação e garantir o uso devido pelos moradores

Foto: Divulgação/Sema

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), aprovou a revisão do seu Plano de Gestão, com a participação de aproximadamente 200 comunitários e 16 conselheiros da RDS e da área de entorno.

A revisão do Plano de Gestão foi aprovada durante a Assembleia Ordinária da Associação de Moradores e a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da RDS, entre os dias 22 e 24 de março, na comunidade Batalha de Baixo, no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus). O objetivo da revisão é manter a eficácia da Unidade de Conservação (UC) diante de mudanças ambientais, sociais e institucionais.

“Esse processo adaptativo garante que a área protegida cumpra seus objetivos de conservação da biodiversidade, sustentabilidade socioambiental e inclusão das populações tradicionais. O processo revisional abrange desde a reavaliação do zoneamento e normas de uso até a incorporação de novos dados socioeconômicos e pesquisas científicas”, explicou o gestor da Reserva, Raimundo Romaine.

As mudanças no plano atual envolvem o zoneamento, as regras de uso dos recursos naturais, regras de convivência, atualização territorial e de informações quanto ao índice socioeconômico, e pesquisas realizadas dentro da UC. Houve, também, atualizações legais e institucionais, incentivos à participação social contínua, avaliação de pressões socioeconômicas, culturais, ambientais e ecológicas.

Foto: Divulgação/Sema

Trabalho contínuo

A revisão do Plano de Gestão da RDS Mamirauá teve início em 2023. A construção de uma revisão de Plano de Gestão envolve o poder público, especialistas e comunidades locais para assegurar que as decisões dos moradores reflitam as necessidades reais da área protegida. São realizadas oficinas e reuniões com moradores, instituições de pesquisa e líderes de comunidades, bem como de outros atores sociais vinculados à Reserva.

“A revisão do Plano foi uma solicitação dos moradores e conselheiros da Unidade de Conservação, bem como do órgão gestor da RDS, pois a última revisão havia sido realizada em 2014, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), que é parceiro da Sema”, explicou a assessora técnica do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) da Sema, Ana Cláudia Leitão.

O trabalho de revisão do Plano de Gestão seguiu as diretrizes do Roteiro Metodológico para Elaboração de Planos de Gestão de Unidades de Conservação do Amazonas (Portaria nº 069/2007), envolvendo captação de recursos, planejamento e execução técnica, oficinas participativas, apresentação ao órgão gestor, além dos devidos ajustes.

Áreas Protegidas

A revisão do Plano de Gestão da RDS Mamirauá foi financiada por recursos do Programa ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia), uma iniciativa conjunta patrocinada por agências governamentais e não governamentais para expandir a proteção da floresta amazônica. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como gestor e executor financeiro. No Amazonas, é executado por meio da Sema, em 24 Unidades de Conservação do Estado.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Nota Fiscal Amazonense sorteia 147 mil em prêmios na quarta-feira

8 de setembro de 2025
Amazonas

SES-AM destaca experiência exitosa de Telessaúde no Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde

7 de setembro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para esta segunda-feira

7 de setembro de 2025

Sepror fomenta cultura do café em Presidente Figueiredo com entrega de 750 mudas para produtores

7 de setembro de 2025

Governo do Amazonas participa com Forças de Segurança do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

7 de setembro de 2025

Em Tonantins, Polícia Civil prende homem em flagrante por agredir a companheira

7 de setembro de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital