Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Produção de bioplástico e modelo de negócio em torno do curauá são debatidos na Câmara Setorial da Agroindústria

27 de março de 2025
Compartilhar

Durante a reunião, também foram expostas tecnologias e inovações voltadas ao setor agroindustrial

Fotos: Ângelo Vinicius/Sedecti

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) discutiu, nesta quinta-feira (27/03), durante a 140ª Reunião da Câmara Setorial da Agroindústria, inovações na indústria de bioplástico e a existência de um modelo de negócio sustentável com base no cultivo do curauá, além de apresentar tecnologias voltadas ao setor primário.

O chefe do Departamento de Diversificação Econômica (DDE) da Sedecti, Sandro Amazonas, destacou a importância da reunião como um fator de agregação que visa os melhores resultados para o setor agroindustrial.

“Queremos levar para um outro nível a questão das agroindústrias, que é exatamente o beneficiamento sendo o melhor possível, aproveitando quase que o produto local como todo. Queremos que os pesquisadores e as startups participem para agregar mais valor ao produto da região”, enfatizou Sandro.

Para o coordenador técnico da startup Fipo Biopellet, Genilson Pereira Santana, o encontro serviu para divulgar o conhecimento sobre a produção de bioplástico derivado de fibras extraídas de frutos da região amazônica.

“A questão mais importante que eu trago há algum tempo é mostrar que o bioplástico feito de tucumã, açaí e cupuaçu funciona em grande escala. Essa é a minha mensagem. Chegamos a um ponto em que nós conseguimos produzir um bioplástico com qualidade e em escala. Isso é o ponto importante de hoje”, salientou Genilson.

De acordo com a CEO da startup Agrega+ Eco Amazonya, Jane Maciel Leão, a reunião foi uma grande oportunidade para expor as principais inovações da empresa diante do setor primário e unir novos agentes em prol dos avanços na área.

“Para nós, essa visualização é essencial, pois temos esse trâmite onde nós podemos mostrar os nossos produtos e serviços dentro do setor primário e, ao mesmo tempo, ter outras instituições nos vendo e participando junto conosco”, revelou.

O pesquisador e representante do Instituto Raízes Amazônicas, José Luiz Zanirato Maia, afirmou o compromisso com o fomento ao cultivo do curauá, tendo como principal objetivo a criação de um modelo baseado na sustentabilidade e no auxílio aos extrativistas. “Estamos avançando há alguns meses, junto à Sedecti, para a implementação desse modelo, e viemos apresentar aqui essa parceria do instituto com o produtor para demonstrar também a relevância do curauá para a bioeconomia na região, visando trabalhar isso de forma profissional em grande escala”, afirmou.

Segundo o pesquisador, a meta é fornecer o conhecimento técnico-científico para a empresa que está investindo e auxiliar os produtores a criar um modelo de governança sustentável, para que essa cultura do curauá se torne uma política pública do estado.

A reunião aconteceu na Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA), localizada na avenida Presidente Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Em Canutama, governador Wilson Lima fortalece setores primário e social e entrega ajuda humanitária para famílias afetadas pela estiagem

9 de setembro de 2025
Amazonas

Sedurb apresenta ações do Selo Unicef à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas

9 de setembro de 2025
Amazonas

Encontro Formativo fortalece práticas pedagógicas nas Escolas em Tempo Integral do Amazonas

9 de setembro de 2025
Amazonas

Sepror profissionaliza mais de três mil produtores rurais em cinco municípios do Amazonas

9 de setembro de 2025
Amazonas

PACs de Manaus aumentam em 61% a oferta de serviços durante Mutirão da Cidadania

9 de setembro de 2025
Amazonas

Seas dá início à capacitação do programa Bolsa Família

9 de setembro de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital