Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Simulado de atendimento a ocorrência de incêndio florestal reúne mais de 250 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas

19 de julho de 2025
Compartilhar

O objetivo foi reforçar o treinamento dos bombeiros para atuação durante o período de estiagem

Fotos: Alex Pazuello (Secom)

Mais de 250 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) participaram, na sexta-feira (18/07), de um simulado operacional de atendimento a uma ocorrência de incêndio florestal, realizado no Parque Estadual Sumaúma, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. O objetivo foi reforçar o treinamento dos bombeiros para atuação durante o período de estiagem.

“O treinamento proporciona expertise no combate a incêndios florestais em áreas de mata, onde é necessário utilizar técnicas específicas para esse tipo de combate”, explicou o subcomandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), Nélio Gomes, e coordenador do treinamento.

A atividade faz parte do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e contou com a participação de alunos-soldados convocados pelo Governo do Estado em abril deste ano.

O simulado abrangeu as oito fases de atendimento a uma ocorrência, desde a detecção até a desmobilização. Para identificar os focos de calor, o treinamento reproduziu uma sala de situação com imagens via satélite, que posteriormente repassou as informações à equipe de campo. As equipes foram divididas em diversas frentes de atuação, como combate, rescaldo e vigilância.

Fotos: Alex Pazuello (Secom)

“Essas equipes são coordenadas e distribuídas no terreno com o material adequado, para que possam realizar o combate de forma efetiva. Elas são formadas por cinco alunos-soldados, coordenados por dois cadetes, que conduzem a equipe até o local da ocorrência”, explicou o militar Lairton Silva.

O treinamento foi planejado ao longo de uma semana e executado em aproximadamente três horas. Foram utilizados equipamentos como bomba costal, abafador, entre outros itens empregados nesse tipo de situação.

Investimento

Entre maio e a primeira semana de julho deste ano, cinco cidades do Amazonas que não contavam com bases fixas do CBMAM foram contempladas com a implantação de Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP). A implantação dos GCIPs teve início em maio, por determinação do governador Wilson Lima, nos municípios de Tapauá, Novo Aripuanã, Maués, Lábrea e Manaquiri, com o objetivo de ampliar a cobertura no combate a incêndios no interior do estado. A meta é expandir de 11 para 27 o número de municípios com unidades da corporação.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SES-AM reúne gestores dos municípios para avaliação do trabalho de combate à hanseníase no estado

21 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam vistoria sistemas de captação e armazenamento de água de Tefé

21 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 183 vagas de emprego para esta terça-feira

21 de julho de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega mais de 360 novas viaturas para reforço da segurança na capital

21 de julho de 2025
Amazonas

UEA inicia inscrições para o Vestibular 2025, acesso 2026, e SIS

21 de julho de 2025
Amazonas

Idam inicia mutirão de retificação de Cadastro Ambiental Rural em Rio Preto da Eva

21 de julho de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital