Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Amazonastur promove ação integrada de ordenamento e capacitação turística em Presidente Figueiredo

22 de julho de 2025
Compartilhar

Iniciativa reúne órgãos estaduais e municipais para qualificar atendimento e reforçar segurança para a pré-festa do Cupuaçu

Fotos: Rafaela Gonzalez/Amazonastur

Com foco no ordenamento turístico, qualificação de profissionais e incentivo à formalização no setor, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), realiza uma ação integrada no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), de hoje (22/07) até quinta-feira (24/07), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Prefeitura de Presidente Figueiredo e órgãos estaduais e municipais.

A ação antecede a 33ª Festa do Cupuaçu e a 27ª Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, que acontecem de 31 de julho a 3 de agosto, na Corredeira Urubuí, Praça da Vitória e Praça da Cultura na Terra das Cachoeiras, movimentando o turismo regional.

Entre os destaques da ação está a capacitação promovida pela Polícia Turística da Polícia Militar do Amazonas (Politur), com os cursos “Qualidade no Atendimento ao Turista” e “Qualidade no Policiamento Turístico”. As capacitações serão promovidas na quarta-feira (24/07), a partir das 8h, no auditório da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, na avenida Amazonino Mendes.

A formação é voltada para agentes da Polícia Militar, Guarda Municipal, vigilantes patrimoniais, efetivos da prefeitura e os chamados “guarda-copos”, profissionais que atuam como salva-vidas. A capacitação busca padronizar os procedimentos de segurança e atendimento em áreas de grande fluxo de visitantes, como cachoeiras, grutas e atrativos naturais do município.

Durante a ação, a equipe técnica da Amazonastur também realizará atendimentos volantes com orientações sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), credenciamento de empreendedores no chatbot Amazonas To Go e divulgação do programa de financiamento +Crédito Amazonas Turismo, que oferece crédito de até R$ 200 mil para profissionais do setor.

A diretora do Departamento de Turismo da Amazonastur, Emmanuelle Pampolha, destacou a importância da presença integrada dos órgãos no município. “Presidente Figueiredo é um dos principais destinos turísticos do Amazonas, e essa ação reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do turismo de forma segura e qualificada. Nossas equipes estão aqui para orientar, apoiar e fomentar os serviços regulares, promovendo desenvolvimento para o município”, afirmou a diretora.

A ação conta ainda com a participação de órgãos parceiros, como a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg), a Secretaria Municipal de Finanças (Semef), a Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo (Semtec), a Polícia Militar e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Foto: Rafaela Gonzalez/Amazonastur

Com o objetivo de garantir que os empreendimentos turísticos estejam preparados para o aumento na demanda durante a Festa do Cupuaçu, a Semmas atua na linha de frente da ação integrada em Presidente Figueiredo. O agente ambiental Jaime Gomes Nery Junior apontou a importância da regularização dos estabelecimentos e o papel da secretaria no processo.

“Presidente Figueiredo é um município com forte vocação turística, que atrai visitantes em busca dos seus atrativos naturais. Os empreendimentos, como as pousadas, têm papel essencial nesse processo, e precisam estar devidamente regularizados”, disse o agente.

O empresário Mário Demasi, proprietário da Pousada das Pedras, agradeceu a presença da ação integrada na pousada e comentou como a regularização contribui para a melhoria dos serviços oferecidos aos turistas no município. “Essa fiscalização que os órgãos fazem é muito boa para sempre manter a documentação atualizado e para conhecer às regras que temos que estar se adequando. Isso traz mais conforto para os nossos clientes”, avaliou Demasi.

Foto: Rafaela Gonzalez/Amazonastur

Atendimentos

Os atendimentos para orientação sobre o Cadastur e a plataforma Amazonas To Go e o programa +Crédito Amazonas Turismo, das 9h às 16h30, na Sala do Empreendedor Sebrae, localizada na rua Araras, s/n, dentro da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), próxima ao Sebrae. Durante os atendimentos, a equipe da Amazonastur prestará suporte técnico aos prestadores locais.

Para informações sobre o Cadastur, os contatos disponíveis são Lucas (92) 99423-6018 e Cláudio (92) 99416-2531. E sobre o programa +Crédito Amazonas Turismo, o atendimento será realizado por Natacha no número (92) 99130-1866. Para orientações sobre a plataforma Amazonas To Go, os interessados devem procurar Marilda no número (92) 99142-6909.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

ADS formaliza contrato do Preme, repassa cheque a feirantes e doa produtos e equipamentos em Autazes

23 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação dá início a mais uma edição do programa ‘Eu na Universidade’

23 de julho de 2025
Amazonas

FVS-RCP alerta para a importância da vacinação contra influenza no Amazonas

23 de julho de 2025
Amazonas

Penúltima noite do Festival no CCPA reúne danças tradicionais e celebra diversidade cultural

23 de julho de 2025
Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar: Governo do Amazonas informa documentação necessária para financiamento de imóvel

23 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas destina ao setor primário de Autazes R$ 408,9 mil em crédito rural

23 de julho de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital