Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas apresenta balanço da operação que extinguiu incêndio no Distrito II

7 de agosto de 2025
Compartilhar

Fogo foi extingo em menos de 48 horas

Foto: Arthur Castro/Secom

O Governo do Amazonas, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), apresentou, na tarde desta quinta-feira (07/08), o balanço da força-tarefa que extinguiu o incêndio em dois galpões no Distrito Industrial II, zona leste de Manaus. As informações foram apresentadas durante coletiva de imprensa no local da ocorrência, no bairro Distrito II, zona Leste de Manaus.

A ocorrência teve início na tarde da terça-feira (05/08) e, em menos de 48 horas, às 6h da manhã de hoje, todos os focos de incêndio tinham sido extintos pelos militares.

“Nós enfrentamos polipropileno, que é plástico, solvente, aqui também existia linhas de oxigênio. Tudo o que o fogo precisa é de oxigênio para se manter naquele nível inflamabilidade. Além de material plástico em grande quantidade”, esclareceu o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleilso Muniz.

Foto: Arthur Castro/Secom

O local atingido é um complexo de três galpões das empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, com um total de 35 mil m2. O fogo atingiu 22 mil m2, uma área de dois galpões. Uma área de 13 mil m2 foi preservada pelo trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros. Os galpões possuíam componentes plásticos, pneus, combustíveis e material plástico industrial, altamente tóxico e inflamável.

Uma média de 205 militares atuaram durante o ocorrência, além de 26 viaturas entre elas: Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.

“O nosso objetivo era estancar e extinguir o fogo por causa da coluna de fumaça e nós fizemos isso em menos de 48 horas. Incêndios dessa natureza tecnicamente ele é confinado em 48 horas, e a extinção leva em torno de quatro a cinco dias”, acrescentou o comandante.

Foto: Arthur Castro/Secom

Para potencializar o combate às chamas, os militares também utilizaram Líquido Gerador de Espuma (LGE), líquido antichama com nanotecnologia, bem como uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

Indústrias do Distrito Industrial, que fazem parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), um colegiado de empresas que estão preparadas para apoiar o Corpo de Bombeiros em ocorrências de grandes proporções, apoiaram com caminhões pipa, brigadistas e materiais.

Os representantes das empresas atingidas também participaram da coletiva. “Venho agradecer essa força-tarefa, esse ato de heroísmo que a gente viu aqui nesses dias de combate a esse incêndio. Eh estive em vários momentos aqui e fui testemunha do esforço”, afirmou o gerente de logística da Valgroup, do grupo da empresa Valfilme da Amazônia, Rogério Marcos dos Santos.

“Nós reiteramos o nosso agradecimento ao Corpo de Bombeiros, que foram verdadeiros heróis, que impediram uma tragédia ainda maior, e, em tempo recorde, dadas as condições e a proporção dessa tragédia, pontuou Bruna Antunes, diretora da Effa Motors.

Foto: Arthur Castro/Secom

Força-tarefa

O Governo do Amazonas montou uma força-tarefa com toda estrutura dos órgãos estaduais, no trabalho de combate ao sinistro. A Polícia Militar atuou com policiais militares na segurança e no isolamento do local. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) montou uma base para auxiliar na alimentação dos servidores que atuaram no trabalho.

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) reforçou a distribuição de copos de água aos servidores. As secretarias de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) e de Desenvolvimento Sustentável (ADS) também atuam no apoio às equipes.

A ocorrência

O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foi acionado às 12h10, e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Em menos de 48 horas, às 6h da manhã desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros do Amazonas elimina todos os focos de incêndio do local.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura salas do Telessaúde em Apuí e amplia acesso a serviços especializados no interior

7 de agosto de 2025
Amazonas

Escolas da rede estadual de ensino recebem laboratório móvel de ciência

7 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam e UEA analisam qualidade da água do Rio Tarumã-Açu, em Manaus

7 de agosto de 2025
Amazonas

‘Um Convívio Sem Violência’: projeto do Governo do Amazonas promove reconstrução de vínculos e proteção à pessoa idosa

7 de agosto de 2025
Amazonas

“Luz, Câmera, Ação”: Oficinas gratuitas promovem formação audiovisual com foco na ficção amazonense

7 de agosto de 2025
Amazonas

Mais de 62% dos municípios amazonenses reduziram ou não registraram crimes de homicídios durante o 1º semestre de 2025

7 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital