Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan afirma que ação de combate ao crime na fronteira exige planejamento integrado

10 de março de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) voltou a falar da necessidade de planejamento e ação na fronteira internacional do Amazonas para o combate ao avanço do crime organizado. Ele deu visibilidade ao estudo “Aterrizando na água: interdição aérea, tráfico de drogas e violência na Amazônia brasileira” dos pesquisadores Leila Pereira, Rafael Pucci e Rodrigo R. Soares.
O documento avalia que a restrição ao tráfego aéreo fez com que traficantes passassem a utilizar rotas fluviais, afetando diretamente as comunidades ribeirinhas.
De acordo com o parlamentar, não se pode resolver problemas estruturais com operações especiais ou com ações pontuais isoladas, sem um planejamento de curto, médio e longo prazo, envolvendo todas as esferas de poder e a sociedade civil.
“O trabalho dos pesquisadores mostra como o bloqueio ao tráfego aéreo de drogas na fronteira levou o crime a uma proximidade perniciosa com nossos cidadãos ribeirinhos. Uma ação bem intencionada, mas desconexa de uma política macro, produziu efeitos danosos à nossa gente”, avaliou o deputado.
Ele defende, desde 2023, uma colaboração entre união, estado e municípios, para o combate ao crime organizado na fronteira. O parlamentar chegou inclusive a falar em plano emergencial e da adoção de GLO, Garantia da Lei e da Ordem, recurso constitucional que confere às forças armadas a capacidade de administrar e executar o policiamento de áreas.
Dados publicados pelo “Aterrizando na água: interdição aérea, tráfico de drogas e violência na Amazônia brasileira”, revelam que, entre 2005 e 2020, aproximadamente 1.430 homicídios em municípios ao longo dos rios amazônicos tiveram relação direta à mudança da rota do tráfego aéreo para fluvial.
De acordo com o estudo, a restrição ao tráfego aéreo fez com que traficantes utilizassem rotas fluviais, afetando diretamente comunidades ribeirinhas. Os dados mostram que o aumento dos homicídios esteve diretamente relacionado ao crescimento da produção de cocaína nos países andinos. E aponta, ainda, um aumento das mortes por overdose, indicando maior disponibilidade de cocaína nos municípios afetados.
“Tenho me dedicado a percorrer o interior e estou plenamente convicto que sozinhos, enquanto estado, não teremos capacidade para combater o avanço das facções criminosas transnacionais. O combate precisa de estratégias que contemplem diferentes possibilidades modais de transporte e a realidade social da região, conforme mostra o estudo”, finalizou Comandante Dan, que preside na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social.
O estudo ilustra como intervenções pontuais podem gerar efeitos colaterais não intencionais. A pesquisa destaca a importância de considerar deslocamentos criminais e impactos sociais ao desenhar políticas de segurança. A ausência de monitoramento integrado entre modalidades de transporte e comunidades locais gerou efeitos adversos inesperados.
O trabalho indica que uma medida isolada na Amazônia pode ter impactos imprevistos de amplo alcance, algumas vezes no sentido oposto ao da intenção original.
 
 
 
 
 

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Felipe Souza apresenta Projeto de Lei para implantar Turismo Verde no Amazonas e garantir sustentabilidade

10 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias anuncia emenda de R$ 2 milhões para UBS da Mulher em Parintins durante ação do Dia da Mulher

10 de março de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas consolida legado de políticas públicas às mulheres

8 de março de 2025
Legislativo Estadual

Nos 139 anos de Lábrea, Adjuto Afonso reforça seu compromisso com a ‘Princesa do Purus’

8 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho reforça ações voltadas às mulheres no Dia Internacional da Mulher

8 de março de 2025
Legislativo Estadual

Dia Internacional da Mulher: Deputada Joana Darc destaca seu trabalho para proteção e dignidade das amazonenses

8 de março de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital