Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Complexo Hospitalar Sul executa obras de ambulatório para pacientes egressos

27 de agosto de 2025
Compartilhar

Serviço implantado pela SES-AM visa reduzir as reinternações

FOTO: Guilherme Fragas / CHS

O Governo do Amazonas executa a construção de um Ambulatório do Egresso, no Complexo Hospitalar Sul (CHS). A unidade é destinada ao atendimento de pacientes do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto e do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), que já tiveram alta, mas que necessitam de cuidados na pós-internação. As obras começaram no dia 21 de agosto, com previsão de entrega em 90 dias.

A obra faz parte do plano de modernização do CHS, lançado pelo governador Wilson Lima, no valor de R$ 80 milhões, e que já resultou na entrega de um novo pronto atendimento com fast track nas duas unidades, um serviço de ressonância magnética 24 horas, além da reforma e reestruturação completa da unidade de internação do quinto andar, revitalização das fachadas e dos estacionamentos. No momento, as obras estão concentradas na unidade de internação do quarto andar e no Ambulatório do Egresso.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o novo Ambulatório do Egresso é uma inovação para as duas unidades, um serviço inédito, que vai permitir a separação do fluxo de pacientes com necessidades de atendimento hospitalar dos que precisam de acompanhamento pós-alta. “Temos uma demanda alta de pacientes que precisam retornar para uma consulta, um acompanhamento médico depois da alta. Para melhorar nossos fluxos, precisamos separá-los dos pacientes do hospital e do pronto-socorro”, afirmou.

FOTO: Guilherme Fragas / CHS

O Ambulatório do Egresso vai funcionar como um hospital-dia, contando com consultórios médicos multiprofissionais, sala de exames de Raio-X, de pequenos procedimentos, boxes de aplicação de medicamentos, posto de enfermagem, prescrição médica, sala de espera para 80 pessoas e banheiros.

O diretor Regional do CHS, Wermerson Rodrigues, ressalta que o ambulatório também reduz as reinternações, já que pacientes com condições crônicas ou em recuperação pós-cirúrgica recebem o acompanhamento, evitando complicações e a necessidade de retorno ao hospital.

“A implementação de um Ambulatório de Egresso traz vantagens significativas. Ele reduz as reinternações ao permitir ajustes terapêuticos precoces e acompanhamento contínuo, evitando complicações. Também melhora a continuidade do cuidado e reduz a sobrecarga sobre o pronto-atendimento”, reforça.

FOTOS: Guilherme Fragas / CHS

Outro benefício é a redução da demanda no pronto-socorro, já que os egressos têm um local exclusivo para receber acompanhamento. Apenas no HPS 28 de Agosto, são cerca de 60 egressos por dia que buscam a unidade para consultas de acompanhamento, retiradas de pontos, dispositivos, administração de antibióticos, entre outros.

Para os pacientes, o ambulatório de egressos aumenta a satisfação e a segurança, pois oferece um espaço onde podem tirar dúvidas e receber orientações pós-hospitalização. Além disso, integra melhor os serviços de saúde, facilitando encaminhamentos para fisioterapia, nutrição, saúde mental e outros cuidados complementares. Do ponto de vista econômico, o serviço reduz custos para o sistema de saúde, evitando gastos com internações repetidas e promovendo um cuidado mais eficiente.

O novo ambulatório vai funcionar no prédio anexo ao complexo, onde estavam o Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (Same) e o Faturamento. De acordo com o gerente de Infraestrutura do CHS, Renatho Nobre, uma grande obra de reestruturação e modernização do prédio anexo será realizada. “Nós vamos trocar o piso, revestimento, louças cerâmicas, portas, janelas, forro, elétrico, climatização. Será um ambiente totalmente revitalizado e tudo deve ficar pronto em 90 dias”, afirmou.

Nova etapa de obras

O CHS iniciou na primeira quinzena de agosto, as obras na Unidade de Internação do quarto andar do HPS 28 de Agosto. O layout será o mesmo da recém-inaugurada Unidade de Internação do quinto andar, que definiu um novo padrão de atendimento no hospital. O local passou por ampla reestruturação e, agora, possui 83 leitos em 12 enfermarias e três salas de isolamento, com infraestrutura de ponta para a humanização do atendimento.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Alunos de escola pública participam de roda de conversa sobre os riscos do cigarro eletrônico

27 de agosto de 2025
Amazonas

Pescadores destacam melhorias no trabalho e na renda com as entregas de equipamentos do programa Atualiza Pescador

27 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas apresenta avanços no plano de atendimento definitivo para famílias do Monte Horebe

27 de agosto de 2025
Amazonas

Manaus recebe 4º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas

27 de agosto de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega 600 títulos definitivos e programa já beneficia mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária

27 de agosto de 2025
Amazonas

Residência Pretoberâncias abre inscrições para artistas visuais negros em Manaus

27 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital