As ações de liberação de crédito, entregas, inaugurações trazem novas perspectivas de crescimento para produtores rurais e empreendedores
Foto: Mauro Neto e Alex Pazuello/Secom
As ações do Governo do Amazonas no interior do estado têm mudado a realidade dos cidadãos amazonenses. Instituições sociais, empreendedoras e produtores rurais dos municípios, contemplados com investimentos realizados pelo governador Wilson Lima, destacam as iniciativas do Governo Estadual e projetam avanços socioeconômicos.
Em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), a Associação Pestalozzi recebeu, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em agosto deste ano, investimentos para a reforma do segundo pavimento da sede, que contempla sete salas de atendimento e banheiros. O presidente da associação, Ivanilson Rodrigues, afirmou que o apoio garantirá mais conforto e qualidade nos atendimentos.
“Através do governo Wilson Lima, temos uma parceria que já soma mais de R$ 600 mil reais e vem contribuindo para a melhoria dos atendimentos aqui na instituição. Vem para facilitar o dia a dia dos atendidos com rampa, iluminação, ar-condicionado, computadores. Tudo vem contribuir para a melhoria dos atendimentos na instituição”, destacou.
Foto: Mauro Neto/Secom
Outra instituição social de Coari contemplada com os repasses do Governo do Amazonas foi a Organização Mulheres de Atitude. O investimento será destinado à compra de equipamentos de costura, gêneros alimentícios e pagamento de pessoal.
A presidente da organização, Maria Dorimar Granjeiro, garantiu que os recursos destinados pelo governador Wilson Lima serão utilizados em projetos, programas e ações voltados para a promoção do desenvolvimento econômico, social e combate à pobreza no município.
“Esse é um momento que nós esperávamos com muita ansiedade e nós somos extremamente gratos pela oportunidade que estamos tendo de ajudar 50 mulheres que serão agraciadas, beneficiadas, graças ao governo”, assinalou.
Foto: Mauro Neto/Secom
Empreendedorismo
Mantendo o compromisso de fortalecer o empreendedorismo feminino, o Governo do Amazonas contemplou mulheres do município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), com a liberação de crédito por meio do programa Crédito Rosa, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
Foi com o dinheiro conquistado pelo Crédito Rosa que a empreendedora Iêda Beatriz Machado conseguiu dar início às atividades de venda de cosméticos e roupas e investir na sua primeira loja física em Silves.
“Eu comecei a investir no meu negócio, fiz o segundo empréstimo e comecei a crescer. Agora estou fazendo a minha lojinha. É pequena, mas já é o começo do meu objetivo para crescer, para levantar meu próprio negócio. Então, foi uma grande ajuda. Estou começando a crescer e levantar meu próprio negócio para ganhar meu sustento”, contou.
Foto: Mauro Neto/Secom
Setor primário
Mais um compromisso reforçado pelo governador Wilson Lima durante as agendas no interior do estado é com o setor primário. Recentemente, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), o Governo do Amazonas realizou repasse de cheques de programas do órgão e entrega de equipamentos para produtores rurais e feirantes de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).
O avicultor José Gil Tavares foi beneficiado com o Crédito Feirante da ADS, e destacou a importância do fomento para as atividades agrícolas desenvolvidas por ele e por outros produtores rurais na comunidade São Francisco de Assis, zona rural do município.
“Chegou para nós em boa hora porque estou precisando muito para comprar ração para os meus bichos, então vai me ajudar bastante. O governador, graças a Deus, se sensibiliza pelas pessoas do campo e isso é muito importante. Eu fico muito agradecido, não só eu mas meus colegas que também receberam o crédito”, declarou.
Com os investimentos, o Governo do Amazonas impulsiona o setor primário do município, garantindo mais agilidade no escoamento da produção, aumento da renda familiar e melhor qualidade de vida aos produtores rurais, como destacou o presidente da Associação de Produtores da Região Metropolitana de Manaus (Asprod), Edinei Santos.
“É uma ajuda muito bem-vinda para o setor primário de Rio Preto da Eva. Nós estamos muito gratos por essa ajuda que vai ser muito útil. É um investimento importantíssimo, porque a agricultura familiar move o Estado do Amazonas. E o governador está dando essa ajuda para fortalecer a agricultura familiar e para a segurança alimentar da população amazonense”, afirmou.