Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FCecon apresenta pesquisa na Semana de CT&I-SUS, em Brasília

3 de junho de 2025
Compartilhar

Projeto visa disponibilizar à profissionais atuantes no SUS cursos gratuitos sobre genética do câncer nas atenções primária e secundária

FOTO: Divulgação

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa, nesta semana, do seminário “Marco Zero”. Trata-se da primeira etapa do processo de monitoramento e avaliação das Chamadas Públicas do Ministério da Saúde (MS), para Ciência, Tecnologia e Inovação para o Sistema Único de Saúde (CT&I-SUS).

O “Marco Zero” faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS, que ocorre em Brasília (DF), e iniciou na segunda-feira (02/06) e prossegue até quinta-feira (05/06). Na ocasião, a Fundação Cecon apresentará o projeto “Capacitação em Oncogenética em Mama e Ovário para profissionais do SUS: rede básica e especializada do Estado do Amazonas”.

O “Marco Zero” reúne todos os coordenadores de pesquisa para a apresentação das propostas aprovadas a uma banca composta por especialistas das áreas técnicas do MS, que contribuirão com sugestões de melhorias para aperfeiçoar os resultados esperados.

Projeto

O projeto “Capacitação em Oncogenética em Mama e Ovário para profissionais do SUS” foi aprovado por meio da Chamada Pública nº 33/2024 – Genômica e Saúde Pública de Precisão, tendo como coordenadora Leidiane Mendes Cacciola e vice-coordenadora Valquíria do Carmo Alves Martins, pesquisadoras da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP/FCecon).

Saúde Pública

Segundo Valquíria Martins, a pesquisa visa disponibilizar cursos gratuitos para profissionais atuantes no SUS sobre testagem genética para detecção de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. Ela explica que mulheres com mutações nesses genes têm um risco aumentado para o câncer de mama ao longo da vida, mas não significa, obrigatoriamente, que desenvolverá a doença.

“O projeto terá uma forte atuação na parte educacional, com uma estrutura pedagógica voltada para a produção de conteúdo – videoaulas, fóruns, pdfs – para médicos, enfermeiros e bioquímicos. O objetivo, por exemplo, é capacitá-los para identificar indivíduos de alto risco para síndromes genéticas para câncer de mama e ovário no âmbito da atenção primária”, disse Martins.

Cursos

Os cursos serão disponibilizados no formato online, além de contar com encontros presenciais. Os profissionais contarão com atividades teóricas e práticas aplicadas à realidade do SUS no Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: FVS-RCP aposta em preservativos texturizados para intensificar prevenção de infecções sexuais

13 de setembro de 2025
Amazonas

Governo Presente: Detran-AM atende mais de 200 pessoas durante ação no bairro Novo Aleixo

13 de setembro de 2025
Amazonas

SES-AM apresenta os avanços no fortalecimento da Residência Médica no Amazonas

13 de setembro de 2025
Amazonas

Governo Presente: Atrações artísticas, feira criativa e recreação infantil movimentam ação no Novo Aleixo

13 de setembro de 2025
Amazonas

Teatro Amazonas recebe espetáculo do Corpo de Dança da Liga com adaptação de “Mamma Mia!”

13 de setembro de 2025
Amazonas

Governo Presente: ADS entrega três toneladas de peixe e realiza edição da Feira de Produtos Regionais

13 de setembro de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital