Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP fortalece gestão da vigilância sanitária no Amazonas com oficinas regionais

3 de setembro de 2025
Compartilhar

Capacitações abordaram gestão de riscos e descentralização de ações de vigilância sanitária

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Com objetivo de aprimorar a gestão da vigilância sanitária nos municípios do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou de oficinas regionais, realizadas entre os meses de julho e agosto, abordando gestão de riscos e descentralização das ações de vigilância sanitária.

As oficinas ocorreram em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), conduzidas por técnicos da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com as Secretarias de Saúde do Municípios.

O objetivo foi capacitar as equipes municipais para compreensão, identificação e gestão do risco sanitário, promovendo estratégias que fortaleçam a atuação local e regional, em articulação e colaboração entre as diferentes regiões de saúde do Amazonas.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da iniciativa. “Capacitar os municípios para gestão de riscos e planejamento tem impacto direto na assertividade da atuação junto aos estabelecimentos sob vigilância, pois as vigilâncias sanitárias municipais passam a priorizar atividades de maior risco à saúde pública”, ressaltou.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as oficinas reforçam a missão institucional de qualificar à gestão das Vigilâncias Sanitárias (Visas) nos municípios, o que também faz parte das competências da Fundação como instituição coordenadora da vigilância sanitária no Amazonas.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as oficinas reforçam a missão institucional de qualificar à gestão das Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais, o que também faz parte das competências da Fundação como instituição coordenadora da vigilância sanitária no Amazonas.

Jackson acrescenta que as capacitações abordam temas estratégicos a partir da compreensão e gestão dos riscos sanitários relacionados aos produtos e serviços que existente em cada município. “As oficinas orientam a atuação das equipes municipais, o que se traduz em assertividade nas ações de prevenção e intervenção de eventuais situações que possam afetar à saúde da população amazonense”, afirmou.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Programação

A programação inclui palestras e debates sobre compreensão e classificação de risco, produtos e serviços de interesse à saúde, além de ações de vigilância voltadas à prevenção e intervenção. Também foram abordados temas sobre a descentralização da vigilância sanitária.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

IML busca por familiares de dois homens que morreram em Manaus

8 de setembro de 2025
Amazonas

Ipaam aplica mais de R$ 30 milhões em multas na 4ª etapa da Operação Tamoiotatá 5

8 de setembro de 2025
Amazonas

Feiras de Produtos Regionais: ADS divulga programação das edições desta semana

8 de setembro de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação em parceria com a Ufam abrem inscrições para curso de pós-graduação em gestão escolar

8 de setembro de 2025
Amazonas

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam seguem abertas

8 de setembro de 2025
Amazonas

Programa RespirAR destaca a importância da fisioterapia para prevenção e reabilitação

8 de setembro de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital