Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega 600 títulos definitivos e programa já beneficia mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária

27 de agosto de 2025
Compartilhar

Ação amplia segurança jurídica, valorização de imóveis e acesso a crédito para famílias na zona norte de Manaus

FOTOS: Diego Peres/Secom

O governador Wilson Lima realizou, nesta quarta-feira (27/08), a entrega de 600 títulos definitivos de propriedade para famílias da Comunidade Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ação é mais um avanço do programa Amazonas Meu Lar, que já beneficiou mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária em todo o estado, desde 2019.

Os títulos definitivos foram entregues no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça 2, bairro Cidade Nova, e contou com a presença de moradores que aguardavam o documento há mais de uma década. O título definitivo traz segurança jurídica, valoriza o imóvel, facilita o acesso a crédito e a programas habitacionais e garante o direito à herança familiar.

FOTOS: Diego Peres/Secom

“O que nós estamos entregando hoje para vocês é definitivo: é o direito de deixar uma herança para o filho, de ter acesso ao crédito, de proteger o lar e o esforço de cada família. Minha história só faz sentido se for para transformar a vida das pessoas, garantindo dignidade e segurança para aquilo que é mais sagrado para nós, que é a nossa casa, onde está a nossa família”, afirmou o governador Wilson Lima, ao destacar a importância da ação para transformar a vida das famílias beneficiadas.

No Amazonas, a iniciativa integra a programação da Semana do Solo Seguro, coordenada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para agilizar processos de regularização em áreas urbanas. No Estado, a execução é da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), em parceria com a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM) e a Associação dos Notários e Registradores do Amazonas (Anoreg-AM).

FOTOS: Diego Peres/Secom

Entre as famílias contempladas estava a missionária Antônia Coutinho, de 60 anos, que aguardava há décadas pelo documento. “Eu estou muito feliz. Esse momento é maravilhoso, é algo que nós queríamos muito e, hoje, chegou o documento das nossas propriedades. Isso é uma vitória, uma conquista. Quero dizer para todas as pessoas: não desistam da sua vitória, vão em frente porque é possível. Desde já agradeço ao nosso governador por esse documento de grande valia para nós”, declarou.

FOTO: Diego Peres/Secom

A cerimônia contou com a presença dos deputados estaduais Cabo Maciel e Mário César Filho; do vereador Diego Afonso; da secretária de Estado das Cidades e Territórios (Sect), Renata Queiroz; do diretor-presidente da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Jivago Castro; do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo; da subdefensora pública do Amazonas, Ana Karoline Rosas; do defensor público e coordenador do Núcleo de Moradia e Atendimento Fundiário (Numaf) da DPE-AM, Thiago Rosas; além de representantes de cartórios e demais autoridades.

Entregas

Somente em junho deste ano, o Governo do Amazonas realizou a entrega de mil títulos no bairro Vale do Sinai (zona norte) e de 300 títulos no Conjunto Habitacional Viver Melhor 1, em ação coordenada pela Superintendência de Habitação (Suhab). A agenda segue com novas entregas previstas para o bairro Santa Etelvina, em Manaus, e para os municípios de Lábrea, Itapiranga, Urucurituba e Novo Airão.

Além de garantir segurança jurídica, a regularização fundiária impulsiona o desenvolvimento local. Com a posse definitiva do imóvel, as famílias podem investir em reformas, ampliar suas residências, utilizar o documento como garantia para financiamentos e abrir novos negócios. Isso movimenta a economia e gera emprego e renda nas comunidades.

Esse processo também fortalece o ordenamento urbano, permitindo ao poder público planejar melhor os serviços de infraestrutura, como abastecimento de água, energia e pavimentação. Outro aspecto importante é a integração das famílias ao sistema formal de moradia.

Ao obter o título definitivo, os beneficiários passam a ter maior acesso a programas sociais e habitacionais, além de garantirem a inclusão em cadastros oficiais, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Cadastro de Atividade Econômica (CAE). Dessa forma, o Estado amplia a inclusão social e econômica, criando oportunidades que antes estavam fora do alcance de milhares de cidadãos.

FOTO: Diego Peres/Secom

Amazonas Meu Lar

O programa Amazonas Meu Lar, maior programa habitacional da história, já atendeu 28.649 famílias em todo o estado, sendo 20.831 com regularização fundiária e 7.818 com soluções de moradia. A meta é alcançar 33 mil famílias com ações de regularização até 2026, ampliando o acesso à moradia digna, à valorização patrimonial e à inclusão social de milhares de amazonenses.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

27 de agosto de 2025
Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

27 de agosto de 2025
Amazonas

Cirandas de Manacapuru revelam propostas artísticas que misturam tradição e inovação

27 de agosto de 2025
Amazonas

“O programa RecuperaFone funciona é eficaz”, diz autônoma ao recuperar aparelho celular que havia sido furtado

27 de agosto de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 96 vagas de emprego para esta quinta-feira

27 de agosto de 2025
Amazonas

Gestão de Turismo: Estudantes da UEA fazem a 1ª mediação cultural durante o Festival da Ciranda de Manacapuru

27 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital