Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governador Wilson Lima reúne com Ministro da Justiça e solicita reforço das ações federais para a segurança na fronteira

12 de março de 2025
Compartilhar

Governador também apresentou à Ricardo Lewandowski evolução dos indicadores relacionados à Segurança Pública

Foto: Diego Peres/Secom

Durante reunião em Brasília, nesta terça-feira (11/03), para apresentar os avanços na área de segurança pública do Amazonas, o governador Wilson Lima solicitou reforço ao Governo Federal para o fortalecimento do combate ao crime organizado nas áreas de fronteira do estado. O assunto foi tratado com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, após solicitação de Wilson Lima.

“Acabei de ter uma reunião com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para apresentar os bons resultados que o estado do Amazonas tem tido, sobretudo no combate ao crime organizado. Também pedi apoio para que se aumente a ajuda com relação à Operação Protetor, que é a operação que paga diárias para policiais que ficam naquela área combatendo o crime”, destacou o governador Wilson Lima.

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras é itinerante e conta com 136 agentes, entre servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Técnico-Científico e Corpo de Bombeiros. Algumas operações contam, ainda, com a participação da Força Nacional e Marinha do Brasil.

De acordo com o governador Wilson Lima, o objetivo é dobrar o efetivo em campo nas fronteiras. Em 2024, as ações da Operação Fronteira Mais Segura/Protetor das Fronteiras alcançaram 30 municípios e resultaram em apreensões de mais de R$ 1 bilhão ao combater crimes como narcotráfico, contrabando, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, imigração e garimpos ilegais.

Reunião

Além do governador Wilson Lima e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a reunião contou com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida. A audiência com o ministro aconteceu após pedido do governador em fevereiro deste ano, quando, na ocasião, uma queima de fogos foi registrada em bairros de Manaus, supostamente relacionada a uma facção criminosa.

Foto: Diego Peres/Secom

O governador destacou a importância de aumentar o efetivo na segurança, porém, reforçou o trabalho em conjunto com o Governo Federal para dar uma resposta mais efetiva à população.

Índices

Além de tratar sobre a defesa na fronteira, Wilson Lima apresentou indicadores que mostram a evolução na Segurança Pública do estado ao longo dos últimos anos. Entre eles, dados relacionados à execução financeira de repasses federais, redução em roubos de veículos, celulares, homicídios e os investimentos em bases fluviais.

Segundo o Ranking de Competitividade dos Estados (CLP) o Amazonas é o 7º no ranking com a melhor Segurança Pública do país, segundo. É o melhor resultado do Amazonas desde 2015, quando foi dado início ao estudo.

Já de acordo com o ranking nacional de estados, o Amazonas é o sétimo com melhor aproveitamento de recursos repassados pelo MJSP por meio Fundo Nacional de Segurança Pública. Desde 2019, mais de R$ 119 milhões foram aplicados na compra de veículos, armamentos e equipamentos, modernizando a segurança pública e ampliando o combate à criminalidade.

Foto: Diego Peres/Secom

Ao apresentar o sistema de videomonitoramento ‘Paredão’, o governador pontuou os bons índices atingidos com as mais de 600 câmeras espalhadas pela capital Manaus, com a redução nos casos de roubos a veículos, que diminuíram 64% de 2021 a 2024. Também houve diminuição de 54% em roubos de celulares, 43% em roubos no transporte coletivo e 16,3% em casos de homicídio entre 2023 e 2024, reflexo de outra iniciativa inovadora , que é o sistema Recuperafone.

A produtividade nas bases fluviais Base Arpão, Base Tiradentes e Base Fluvial Paulo Pinto Nery também registraram evolução no ano passado. Foram mais de 50 toneladas de drogas apreendidas em 2024, um aumento de 12% em relação a 2023.

Todos os índices também são reflexo do investimento em pessoal. Após 13 anos sem concursos públicos, o Amazonas também já convocou mais de 2,7 mil aprovados do certame realizado em 2022 para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-AM e SSP.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: Sejusc atende população do bairro Compensa com ações de cidadania

30 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: SEPcD entrega documentos, cadeiras de rodas e linha de crédito para população PcD na zona oeste de Manaus

30 de agosto de 2025
Amazonas

Festival de Ciranda 2025: Pessoas com Deficiência acompanham o evento no Espaço Acessível do Cirandódromo

30 de agosto de 2025
Amazonas

Ipaam Itinerante alcança mais de 1 mil pessoas em Presidente Figueiredo

30 de agosto de 2025
Amazonas

Dia do Soldado: Polícia Militar do Amazonas promove formatura e comemora os 23 anos de criação do CPE

30 de agosto de 2025
Amazonas

Orientações de saúde e prevenção da FVS-RCP chegam à comunidade no ‘Dia de Cooperar’

30 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital