Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas discute avanços e mudanças importantes na pesca durante 3ª Assembleia Geral Ordinária da Fepesca

19 de dezembro de 2023
Compartilhar

Reunião abordou financiamento, programas de fomento e propostas de mudança no período do defeso, reunindo representantes de 18 colônias do estado

Foto: Isaac Maia/SeprorO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da 3ª Assembleia Geral Ordinária da Federação dos Pescadores do Estado do Amazonas (Fepesca). Filiada à Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), a assembleia foi realizada ontem (18/12) e hoje (19/12), para discutir temas importantes para o setor pesqueiro no estado.

Representando o titular da Sepror, Daniel Borges, o secretário executivo de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), Alessandro Cohen, ressaltou a relevância desses encontros para o avanço do setor pesqueiro. “Os pescadores precisam evoluir, precisamos oferecer estudos e planejamentos para que o setor cresça ainda mais no nosso estado”, afirmou o secretário, que aproveitou o evento para prestar contas das principais ações desenvolvidas voltadas ao setor pesqueiro.

O encontro conduzido pelo presidente da Fepesca, Walzenir Falcão, abordou pontos importantes para o setor como: o financiamento oferecido pela Caixa Econômica para pesca e piscicultura, o pagamento do auxílio emergencial, além dos programas de fomento conduzidos pela Sepror e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Outras questões importantes como a inserção dos pescadores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Novo Sistema PesqBrasil e o programa de subvenção da Pesca do Pirarucu também estiveram em pauta.  Durante a assembleia, uma proposta foi apresentada: a mudança do período do defeso na bacia Amazônica, sugerindo a data de 01/10, incorporando duas espécies (jaraqui e curimatã) e retirando a sardinha e o pacu.

A reunião, que contou com representantes de dezoito colônias municipais do Amazonas, teve a participação de instituições como o Departamento de Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros (DPES); Caixa Econômica Federal (CEF/AM); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Com recorde de R$ 282 milhões em vendas, 2º Feirão Amazonas Meu Lar contempla 1,2 mil famílias para aquisição de moradia

29 de julho de 2025
Amazonas

“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

28 de julho de 2025
Amazonas

Em Lábrea, Idam emite 150 documentos rurais em mutirões de serviços

28 de julho de 2025
Amazonas

Cigás inicia obras no bairro São José e continua avançando pelo Distrito Industrial

28 de julho de 2025
Amazonas

Prosamin+ é destaque em evento do BID como projeto emblemático na América Latina

28 de julho de 2025
Amazonas

Seas realiza curso de formação da Primeira Infância no Suas/Criança Feliz de 2025, em Manaus

28 de julho de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital