Ações integram a campanha Setembro Verde e são coordenadas pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD)
Fotos: Arquivo/Sejusc
O setembro verde é o mês dedicado à inclusão social da pessoa com deficiência e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD), realiza, durante todo o período, uma campanha com ações sociais direcionadas para esse público, como forma de ressaltar sobre a importância do exercício da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência (PcDs).
No decorrer de setembro, vão ter várias atividades, dentre elas, a abertura da campanha com a iluminação na cor verde no Teatro Amazonas; uma ação com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e o Regimento de Polícia Montada Coronel Bentes (RPMon), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); e ações educativas de conscientização em defesa de políticas públicas para PcDs.
Também irão ocorrer ações educativas dos direitos de gratuidade e acesso prioritário, em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), o Instituto De Defesa Do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Além de atividades lúdicas, paradesportivas e palestras nos Centros Estaduais de Convivência da Família Padre Pedro Vignola e Magdalena Arce Daou, nas zonas norte e oeste da cidade.
De acordo com a secretária titular da SEPcD, Selma Banes, este mês é uma forma de reforçar e lutar pelos direitos PcD no estado, enfatizando os serviços da secretaria, a inclusão e a cidadania.
Foto: Arquivo/Sejusc
“Na campanha deste ano, nós estaremos realizando ações educativas, atividades e ações sociais, levaremos nossos serviços especializados para as comunidades. Tudo como um meio de reforçar a campanha e os direitos da pessoa com deficiência no estado do Amazonas”, enfatizou.
Setembro Verde
Instituída em 2015, a campanha tem como propósito fazer do mês de setembro um período de visibilidade e defesa pelos direitos das pessoas com deficiência. A cor verde simboliza a esperança na luta pela inclusão social.
Fotos: Arquivo/Sejusc
A escolha do mês tem como alusão o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que é celebrado nacionalmente, desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A programação direcionada visa alcançar a sociedade de forma educativa sobre os direitos da pessoa com deficiência, bem como combater a violência, discriminação e capacitismo contra pessoa com deficiência.
Fotos: Arquivo/Sejusc
Programação
· 02/09 – Abertura Setembro Verde no Teatro Amazonas
· 04/09 – Conhecendo a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), da PMAM
· 08 a 12/09 – Ações educativas dos direitos de gratuidade e acesso prioritário, em parceria com ARSEPAM
· 08 a 12/09 – Ações educativas em conjunto com o Procon
· 15 a 17/09 – Ações educativas sobre as vagas PcD com o IMMU
· 18/09 – Dia de lazer e atividades culturais no CECF Magdalena Arce Daou
· 19/09 – Palestra e atividade paradesportiva no CECF Padre Pedro Vignola
· 24/09 – Palestra Educativa no CECF Magdalena Arce Daou
· 25/09 – Workshop de LIBRAS para servidores/colaboradores
· 26/09 – Apoio no Espetáculo inclusivo no Teatro Amazonas, organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC)
· 30/09 – Conhecendo o Regimento de Polícia Montada Coronel Bentes (RPMon), da PMAM