Com o tema “Corpos-Floresta: Dança por justiça climática”, evento acontece na sexta-feira e sábado (29 e 30/08), no Palacete Provincial e no Teatro Amazonas
FOTOS: Anderson Mendonça/Divulgação
O Fórum Permanente de Dança do Amazonas (FPDAM) promove, na sexta-feira e sábado (29 e 30/08), o 4º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas (Enprodam). A programação será realizada no Palacete Provincial, das 9h às 17h, e no Teatro Amazonas, a partir das 19h, com entrada gratuita e classificação livre. O evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Criado em 2022, o Enprodam busca fortalecer o diálogo e os processos criativos em dança na Amazônia contemporânea, promovendo reflexões sobre o papel da arte na sociedade e sua relação com questões ambientais e sociais. Nesta edição, o tema central será “Corpos-Floresta: Dança por justiça climática”.
A abertura contará com a Palestra Magna da reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tanara Lauschner, que abordará as mudanças climáticas e as políticas de ciência e tecnologia na região.
FOTOS: Anderson Mendonça/Divulgação
A programação inclui ainda mesas temáticas, que vão discutir a produção artística no interior do Estado, a relação entre ensino de artes e educação ambiental e a participação da sociedade civil na cultura. Haverá também oficinas formativas, apresentações artísticas e uma exposição científica de pesquisas em dança.
Entre os destaques artísticos estão a apresentação da Cia Villaça e uma intervenção do grupo Mangará, no palco do Teatro Amazonas.