Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Marco histórico: Governo do Amazonas instala a Microrregião de Saneamento Básico

5 de agosto de 2025
Compartilhar

Governador Wilson Lima fez abertura da 1ª Assembleia Extraordinária, oficializando a criação da MRSB/AM

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas alcançou um feito histórico com a instalação da Microrregião de Saneamento Básico do Amazonas (MRSB/AM), nesta terça-feira (05/08). O novo modelo vai permitir aos municípios avançar na oferta dos serviços no interior.

A 1ª Assembleia Extraordinária da MRSB/AM foi aberta pelo governador Wilson Lima e marcou a formalização da estrutura de governança com eleição dos membros do colegiado. A reunião, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), aconteceu durante a programação do Fórum Amazonas +Municípios. O fórum foi promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM).

Durante seu discurso, o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, destacou a importância da criação da autarquia. “A instalação da Microrregião de Saneamento Básico é um marco histórico para o Amazonas, no avanço da universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para o interior do estado, de forma a promover melhorias na qualidade de vida da população”, ressaltou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Campêlo reforçou, ainda, que as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento são para garantir que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. “Com a Microrregião, os municípios receberão apoio técnico do estado, terão segurança jurídica e poderão ter acesso a recursos federais, financiamentos e até recursos da iniciativa privada para os investimentos”, disse.

A prefeita do município de Rio Preto da Eva, Maria do Socorro Nogueira, que participou do encontro, ressaltou a importância da união entre os municípios e o apoio do estado para avançar nessa área. “O saneamento básico é uma das nossas maiores dificuldades, especialmente no acesso à água. Sozinhos, não temos orçamento para resolver esses problemas. Por isso, o apoio do Governo do Estado nos dá esperança e expectativa positiva de que, juntos, conseguiremos melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Eleição

Após a abertura do evento pelo governador, o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, que estava interinamente no cargo de secretário-geral da MRSB/AM, deu continuidade à programação.

Durante a assembleia, foram realizadas as eleições dos representantes municipais para integrar o Comitê Técnico e do secretário-geral. A votação dos dois pleitos, ocorreu pela plataforma digital SASI. Os eleitores votaram acessando o link da plataforma.

A sessão ocorreu em formato híbrido (presencial e on-line), com a participação de cerca de 130 pessoas, entre prefeitos ou representantes (eleitores) e candidatos aos pleitos.

Foto: Tiago Corrêa e Paula Pessoa/UGPE

Na eleição dos 11 representantes municipais para integrar o Comitê Técnico, três foram indicados pelo Governo do Estado e oito eleitos pelos municípios. Em seguida, foi realizada a escolha do secretário-geral. Para este cargo, os eleitores puderam escolher um candidato dentre os 11 integrantes já selecionados para compor o Comitê Técnico. Com 73,5% dos votos, o procurador do Estado, José Gebran Batoki Chad, foi eleito para a função.

A eleição dos membros do Conselho Participativo, que também aconteceria durante o evento, foi adiada para próxima reunião ordinária da MRSB/AM, marcada para o dia 7 de outubro de 2025. Durante o encontro, foi apresentado, ainda, o Regimento Interno Provisório, para discussão entre os membros do colegiado microrregional.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

Sobre a Microrregião

A Microrregião de Saneamento Básico é uma autarquia intergovernamental composta pelo estado e pelos 61 municípios do interior. Não tem estrutura administrativa ou orçamentária própria.

São funções da Microrregião o planejamento, a regulação, a fiscalização e a prestação direta ou contratada dos serviços públicos de saneamento básico. O modelo também prevê a manutenção e a criação de mecanismos que garantam o atendimento à população, em conformidade com as metas de universalização previstas no Plano Nacional de Saneamento Básico.

Criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano, a MRSB realizará suas atividades com o apoio das estruturas dos entes federativos que a compõem, ou por meio de convênios firmados com os municípios.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 61 candidatos do PSS para o interior e áreas indígenas do Amazonas

5 de agosto de 2025
Amazonas

Estudantes de seis municípios do Amazonas participam da 6ª Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

5 de agosto de 2025
Amazonas

Fórum Amazonas + Municípios: Avanços da saúde no interior são apresentados em evento com prefeitos

5 de agosto de 2025
Amazonas

Ciama e AAM firmam termo de cooperação para fortalecer os municípios do Amazonas

5 de agosto de 2025
Amazonas

Dia Nacional da Saúde: Governo do Amazonas aponta Programa RespirAR como ferramenta de qualidade de vida

5 de agosto de 2025
Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Manicoré vai receber 2.724 pontos de LED na iluminação pública

5 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital