No período, o centro realizou 2.485 atendimentos entre cirurgias e consultas
Foto: Laís Pompeu/FCecon
A Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) apresentou, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os números de atendimento dos primeiros 150 dias de funcionamento do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), nesta quarta-feira (06/08). O centro não possui filas para atendimento e é referência para o tratamento das lesões pré-malignas no colo do útero, evitando a evolução para câncer.
Desde que foi inaugurado pelo governador Wilson Lima, em 10 de março de 2025, o Cepcolu já realizou 2.485 atendimentos, sendo 375 conizações – pequena cirurgia que remove as lesões pré-malignas –, 448 consultas de primeira vez, 336 retornos e 1.326 consultas de seguimento.
A chefe de departamento do Cepcolu, Mônica Bandeira, apresentou os números, com a presença do diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, durante período de Cessão de Tempo a convite do deputado Péricles do Nascimento.
Foto: Laís Pompeu/FCecon
Mônica Bandeira destacou os números alcançados em pouco mais de quatro meses de funcionamento. “A FCecon realizava 500 conizações por ano por limitação de espaço e recursos humanos. No Cepcolu, em 98 dias úteis de funcionamento estamos próximos de ultrapassar esse número. O centro é fundamental na prevenção terciária ao câncer do colo do útero”, disse.
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou que a estrutura do Cepcolu é única no país. “Este centro serve de exemplo para o país ao realizar de forma efetiva o combate ao câncer de colo uterino, ofertando uma estrutura de qualidade, que irá impactar nos números de mulheres salvas deste câncer”, afirmou.
Estrutura e funcionamento
O Cepcolu é um hospital dia, com curto tempo de permanência, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. A unidade conta com quatro consultórios ginecológicos, quatro salas cirúrgicas, um anfiteatro para cursos e treinamentos, além de cinco leitos para recuperação pós-anestésica.
O Cepcolu é o centro referência para a realização das conizações em todo o Amazonas, atendendo mulheres que moram na capital e no interior do estado.
Para ser atendida no Cepcolu, a paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a realização do exame preventivo. Em caso de detecção de lesões suspeitas, ela será encaminhada para uma policlínica para a realização da colposcopia com biópsia. Havendo confirmação de lesão de alto grau, a paciente é inserida no sistema de regulação e encaminhada para tratamento especializado no Cepcolu.