Governador Wilson Lima fez a entrega de botes, motores e insumos para associações de pescadores do interior
Foto: Alex Pazuello/Secom
“Isso só nos beneficia e traz melhorias a nossa comunidade”. Essa é a expectativa do pescador Márcio Barros, da Colônia Z50 do município de Silves, ao receber os novos equipamentos do programa Atualiza Pescador, que foram entregues, na terça-feira (26/08), pelo governador Wilson Lima, para garantir boas condições de transporte do pescado e mais agilidade na produção.
Foto: Alex Pazuello/Secom
Márcio também expressou gratidão pelo apoio na vida dos demais pescadores do seu município. “É uma satisfação e uma alegria ver meus pescadores lá na linha de frente ter um benefício desses que vai colaborar com o trabalho da Colônia”.
A iniciativa do Governo do Amazonas alcança 55 mil pescadores em todo o estado. No total, foram entregues 115 canoas, 115 motores rabetas, 14 lanchas cobertas com motor de popa, 14 computadores com impressoras, 500 filtros e 10 aeradores. O reforço garante melhores condições de transporte do pescado e fortalece a cadeia produtiva em todas as regiões do estado.
Os beneficiários, que integram o Programa Atualiza Pescador, da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa), foram selecionados por edital de chamamento público. Os investimentos contam com emenda parlamentar do deputado federal Silas Câmara, no valor de R$ 2 milhões, que possibilitaram a aquisição de mais de 760 itens destinados às entidades de pesca.
O sentimento de conquista também foi compartilhado pelo vice-presidente da Associação dos Pescadores da cidade de Maraã, Edmilson Palanqueta. “Ganhar um bote desse para a nossa associação é muito importante, principalmente, para a nossa área de vigilância, porque é meio distante da cidade, para o nosso Complexo Samaúma. A associação vai ficar muito satisfeita”, disse.
Foto: Alex Pazuello/Secom
Linha de crédito exclusiva
O governador Wilson Lima assinou ainda o Acordo de Cooperação Técnica nº 3/2025 entre a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e a Sepa. O convênio disponibiliza R$ 10 milhões em microcrédito e crédito de varejo destinados exclusivamente a pescadores e aquicultores, com vigência inicial de cinco anos.
Fotos: Alex Pazuello/Secom
Pelo menos 60% dos recursos serão aplicados no interior, garantindo que o crédito chegue diretamente às comunidades pesqueiras. Segundo o modelo adotado, a Sepa será responsável pelo atendimento, orientação técnica e conferência de documentação, enquanto a Afeam fará a análise, contratação e monitoramento dos financiamentos.
A iniciativa também prevê treinamentos em temas como responsabilidade socioambiental, integridade e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), incentivando a formalização e a sustentabilidade no setor.