Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Rede estadual de ensino bate recorde em Manacapuru e aprova 108 projetos no Programa Ciência na Escola em 2025

16 de agosto de 2025
Compartilhar

Aumento expressivo é resultado de mobilização pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação e coloca o município entre os destaques do Amazonas na iniciação científica

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Coordenadoria Regional da Educação (CRE) de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus) realizou, na sexta-feira (15/08), evento oficial de abertura dos trabalhos do Programa Ciência na Escola (PCE) no município. A CRE de Manacapuru vivencia um aumento exponencial no número de projetos aprovados no PCE, de 54, 66 e 65 nos últimos três anos, respectivamente, para 108 em 2025.

Com o objetivo de despertar a vocação científica nos estudantes e contribuir para o processo de formação continuada dos professores, o PCE é realizado em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e concede bolsas financeiras aos participantes. Os valores giram entre R$300 para estudantes e R$800 para professores-tutores.

FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Em Manacapuru, o aumento de projetos aprovados é uma consequência do trabalho de “formiguinha” realizado pelos assessores pedagógicos da CRE do município. De acordo com Messias Furtado, coordenador da CRE de Manacapuru, a equipe comprou a missão de realizar verdadeiros mutirões de assessoria acadêmica.

“Temos muitos mestres e doutores em nosso quadro de profissionais, que repassam essa experiência para os docentes e discentes das escolas. Nos últimos meses, estes profissionais realizavam correções, ajustes e orientações nos projetos que seriam submetidos à Fapeam. O resultado é claro: quase duplicamos nossos PCEs aprovados”, destacou Messias.

No estado inteiro, a rede estadual de ensino conta com 646 projetos de PCE ativos em 2025, sendo 196 na capital e 450 nos interiores do Amazonas. No total, 1.938 alunos e 646 professores da rede estadual são contemplados com as bolsas financeiras de apoio científico.

Gerador de sonhos

Entre as iniciativas apresentadas no encontro desta sexta-feira, a pesquisa “Literatura de Autoria Indígena no Ensino Médio: Análise Literária da Obra ‘Contos indígenas brasileiros’ de Daniel Munduruku”, foi um dos destaques. Desenvolvida na Escola Estadual (EE) José Mota pelo professor Glauber Fernandes, da disciplina de Língua Portuguesa, a iniciativa científica tem causado alvoroço na unidade de ensino.

“Já estamos indo para o 3º ano com PCEs ativos na escola, e agora eles (alunos) entendem a iniciativa e buscam muito participar. A nossa escola fica em uma zona periférica da cidade, então o apoio financeiro e a possibilidade de ampliar os horizontes dos alunos por meio da ciência é muito significativo. O PCE é essencial”, destacou o professor.

Influência reconhecida

Para a aluna Klara Antunes, de 18 anos, o PCE já deixou de ser uma novidade e tornou-se uma constante em sua caminhada escolar. A aluna da EE Nossa Senhora de Nazaré já vai para o seu 3º ano de pesquisas realizadas, com estudos sobre desenvolvimento de tijolos ecológicos a partir de resíduos plásticos; eletroquímica e avaliação sobre o PH das águas ingeridas em escolas estaduais do município.

De acordo com a aluna, as experiências em química e matemática foram norteadoras na escolha do curso para o Ensino Superior. Klara decidiu prestar vestibular para Engenharia da Computação, e tem no PCE o seu maior aliado na crença de que é possível concretizar esse sonho.

“O PCE me deu confiança. No meu primeiro ano, eu tinha muita dificuldade de me expressar, de entender temas de exatas. Com o tempo e com as experiências do projeto, tornou-se natural lidar com isso. Graças a essa experiência que eu tive na escola, hoje eu sei que sou capaz de seguir tentar o curso que desejo. Eu aconselho o PCE para todo mundo”, compartilhou Klara.

Apesar da solenidade de abertura oficial dos projetos só ter acontecido nesta sexta-feira, os 108 projetos de Manacapuru já estão em curso desde o último dia 1º de julho. Seguirão até o fim do próximo mês de novembro, quando os bolsistas de todo o estado apresentarão os resultados das suas respectivas pesquisas, dentro das próprias escolas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (16/08)

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Sect entrega 15 títulos definitivos e realiza atendimentos de regularização fundiária

16 de agosto de 2025
Amazonas

Operação Shamar: Em Borba, PC-AM prende homem em flagrante por descumprimento de medida protetiva contra ex-companheira

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: SSP-AM realiza atendimentos da Carteira de Identidade Nacional para moradores da zona leste

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo Presente: Detran-AM registra 170 atendimentos neste sábado

16 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas consegue na Justiça decisão que garante manutenção do Passe Livre

16 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital