Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonia Digital
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Amazonia DigitalAmazonia Digital
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Vacinação: Amazonas reforça ações para ampliar a cobertura vacinal contra HPV

13 de agosto de 2025
Compartilhar

Ações envolvem estratégias como vacinação nas escolas e busca ativa de não vacinados

Fotos: Divulgação/Semsa Tonantins

Para ampliar a cobertura vacinal contra HPV no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), intensifica ações de saúde sensibilizando a população a importância da imunização contra o HPV, visando a proteção contra o câncer do colo do útero e outras complicações associadas ao vírus.

O HPV é agente causador de doenças, como verrugas genitais, cânceres como colo do útero, pênis, vulva e orofaríngea. Desde abril, o Amazonas adota o esquema de vacinação em dose única contra o HPV, seguindo a estratégia estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2024.

A parceria entre saúde e educação é reforçada na vacinação nas escolas, para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A ação é executada pelas Secretarias Municipais de Saúde e coordenada pela FVS-RCP, por meio da Gerência de Imunização do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

As ações de intensificação incluem ações de educação em saúde com pais e responsáveis, além de reuniões escolares. “A mobilização é importantíssima para que seja ampliada a adesão à vacina. A parceria entre instituições é estratégica para sensibilizar a população”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Os municípios possuem autonomia na escolha do dia para realizar ações de mobilização municipal para vacinação, conforme destaca a Gerência de Imunização (Geim) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP.

“Estamos reforçando, junto aos 62 municípios, a intensificação da vacinação. Procurem uma unidade de saúde, com sala de vacinação, e levem suas crianças para garantir que todas as vacinações estejam em dia”, afirma a gerente do Geim, Angela Desirée.

A estudante Vitória Costa, de 11 anos, é umas das adolescentes que mantém a caderneta atualizada. “Minha mãe sempre fala sobre como é importante se prevenir. Eu tomei para me sentir mais protegida e com a saúde em dia”, enfatiza.

Quem pode se vacinar contra o HPV

A vacina contra HPV está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos. Além disso, também podem receber a vacina contra HPV jovens brasileiros de até 19 anos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Hospital Delphina Aziz bate recorde, com a realização de mais de 2,1 milhões de exames laboratoriais, em um ano

13 de agosto de 2025
Amazonas

Ministério da Saúde incorpora aplicativo Malariatrat como referência no tratamento da malária

13 de agosto de 2025
Amazonas

PNAB: Escuta pública fortalece diálogo entre Governo do Amazonas e artistas sobre recursos da cultura no estado

13 de agosto de 2025
Amazonas

Corpo de Dança do Amazonas une arte e resistência dos povos originários no palco do Teatro Amazonas

13 de agosto de 2025
Amazonas

Nova resolução da Arsepam amplia gratuidade no transporte hidroviário e reforça regras de segurança no Amazonas

13 de agosto de 2025
Amazonas

“Esse investimento é importante para os acolhidos”, diz diretora de instituição social beneficiada com fomento do Estado

13 de agosto de 2025
Amazonia DigitalAmazonia Digital