Governo do Amazonas inaugura ponte em Manaus na rua 170 para integrar núcleos e melhorar mobilidade urbana

Esta é a segunda estrutura entregue, neste mês, à população de Manaus. A obra integra o Programa Estadual de Construção de Pontes destinado a promover a integração viária e solucionar problemas de mobilidade

O governador Roberto Cidade inaugurou, nesta segunda-feira (22/06), a segunda ponte construída em concreto armado na rua 170, que interliga o núcleo 15 ao núcleo 3 e à rua 34, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A obra custou R$ 1,4 milhão e faz parte do Programa Estadual de Construção de Pontes, que busca promover a integração viária e superar interrupções causadas por igarapés.

Detalhes da obra e do programa

A estrutura foi projetada para tráfego de veículos, com pistas, passarelas para pedestres e sistema de iluminação. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e segue a identificação de uma demanda histórica da população por intervenções que reduzam a fragmentação da malha viária.

Segundo o secretário Carlos Henrique Lima, ‘é sem dúvida uma das obras mais importantes hoje que o governador entregou para a população aqui do Cidade Nova. É uma integração de núcleos, é uma integração de pessoas, representa também uma diminuição de espaço, diminuição de distâncias; e que vai trazer também uma grande economia para a população’.

Repercussão entre moradores

Moradores do bairro acompanharam a inauguração. A confeiteira Gisele Barroso, 30, afirmou que a nova ponte trouxe impacto direto ao seu trabalho: ‘Melhorou bastante mesmo, porque hoje em dia a gente usa o aplicativo que para bem na porta de casa. Clientes vêm na porta de casa e pega o seu item e vai, mas antigamente, como era lá, com a ponte de madeira, era muito dificultoso’.

O governador declarou que a entrega confirma o compromisso do governo em ouvir a população e transformar demandas antigas em soluções concretas, e que a ponte oferece segurança e qualidade para aproximar pessoas e reduzir distâncias.

Avanço das intervenções em Manaus

Esta é a segunda ponte entregue no mês; a primeira foi inaugurada no dia 10 de junho, no bairro Planalto, zona centro-oeste da capital. Além da ponte na rua 170, outra estrutura no Cidade Nova está em fase final de conclusão. Seis pontes na zona leste de Manaus seguem em execução, demonstrando a continuidade do programa.

As obras do programa são apresentadas pelo governo como política pública voltada ao fortalecimento da mobilidade urbana e ao enfrentamento de desafios históricos da infraestrutura da capital.

Assuntos nesse artigo:
#ponte, #manaus, #cidadenova, #robertocidade, #seinfra, #programaestadualdeconstrucaodepontes, #rua170, #rua34, #nucleo15, #nucleo3, #planalto, #zonanorte, #zonaleste, #mobilidadeurbana, #infraestrutura, #concretoarmado, #passarela, #iluminacao, #igarapes, #giselebarroso


Publicado em: 22/06/2026 às 16:53
Categoria(s): Políticia Regional